Acesso a uma das trilhas que fazem parte do Circuito Caminhos do Pescador.
Foto: Rodrigo Knack / Revista Livre
Foto: Rodrigo Knack / Revista Livre
Mirantes, educação ambiental e destaque às belezas naturais estão entre as ações a serem implantadas
Valorizar os atrativos naturais, históricos e culturais de Penha, além de criar novos produtos turísticos para diversificar as opções para os visitantes. Estes são alguns dos objetivos do Programa Turismo Sustentável - PROTUR, que será lançado pela Secretaria de Turismo de Penha.
A proposta do Protur é desenvolver ações de curto prazo e baixo custo, mas que podem ajudar a melhorar diversos pontos que são atrativos tanto para visitantes quanto para moradores. De acordo com o Secretário de Turismo, Cleber Neumann, essas ações vão auxiliar a retomada das atividades turísticas, assim que for possível, além de juntar belezas naturais, riqueza cultural e conservação ambiental.
A formatação de 5 rotas turísticas está entre as ações do Protur. Algumas delas já são consolidadas, como os circuitos Caminhos do Pescador e a Rota da Vigia. Além dessas, as outras rotas trazem a mescla de Mata Atlântica, praias retiradas e as deliciosas nascentes da Praia Vermelha, aliadas ao rico patrimônio histórico-cultural da cidade, a gastronomia e muito mais.
Concepção para mirante na Ponta da Vigia
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Penha
“Essas ações são formatadas e discutidas há anos, com a sociedade civil organizada nos Comitês, Câmara Técnica e Conselho de Turismo”, explica Cleber. “Estas rotas podem destacar-se pelas suas características naturais ou por permitir o acesso a um patrimônio cultural ou histórico de importância”, complementa.
A preservação e a proteção dos recursos naturais da cidade também estão nos planos do Protur. Mirantes, passarelas, decks, sinalizações e lixeiras são alguns dos equipamentos de estrutura a serem implantados para garantir segurança, informação e preservação nas rotas propostas. Além disso, o programa também visa divulgar as diversas atividades de lazer que a cidade oferece além do principal atrativo, o Beto Carrero World.
Os roteiros previstos no Protur:
Rota de Trilhas: 15 km de trilhas compõem o Circuito Caminhos do Pescador, sendo divididas em 4 trilhas que podem ser feitas separadamente ou por completo - Galheta, Nascentes, Monge e Vigia.
Rota de Cicloturismo: 34 km intercalando praias e áreas rurais, contando com sinalizações e paradas programadas.
Rota dos Mirantes: Pode ser feita a pé, de bike ou carro. Une a Praia Vermelha, São Roque, Poá, Grande, Paciência, Ponta da Vigia e Armação do Itapocoroy.
Rota das Tartarugas: Para observar as muitas tartarugas verdes que povoam a região, podem ser feitas em caiaques, stand up paddle, bateiras e barcos de pescadores, além de embarcações a vela.
Rota Gastronômica: as principais opções gastronômicas da cidade e a sua diversidade.