Por Rodrigo Knack
Nucleados da Acipen, Associação Empresarial de Penha, membros da diretoria, representantes do Sebrae e Facisc estiveram no Porto Penha Food Park na noite de 25 de abril, para a reunião voltada aos integrantes do Núcleo de Turismo.
A coordenação agradeceu a participação dos presentes e trouxe o palestrante Valmir Coleto para apresentar uma proposta para o desenvolvimento de um Planejamento estratégico para nucleados interessados. A palestra, apresentada em 11 de abril por Coleto no Teatro Acqua do Beto Carrero World, contou com a presença de mais de 120 empresários, gerentes e profissionais ligados ao trade turístico de Penha.
Coleto, que já foi consultor de núcleo setorial em Jaraguá do Sul e também presidente da Apevi - Associação das Pequenas Empresas do Vale do Itapocu, destacou na apresentação a importância de um planejamento estratégico para as empresas, porém reiterou que um grande desafio é colocar em prática o planejamento, com as estratégias certas, organização e controle dos resultados.
Frentes de trabalho
O consultor Valmir Coleto explicou que, entre os objetivos do Planejamento Estratégico, está o desenvolvimento do propósito, a missão, visão e valores da empresa. Pesquisas organizacionais, fatores de oportunidades e desafios, objetivos, estratégias e metas também estão entre os temas que serão trabalhados. A ideia é formar um grupo de trabalho com os interessados, com reuniões periódicas para o desenvolvimento do planejamento estratégico.
Treinamentos de capacitação também estão previstos no projeto apresentados por Coleto aos nucleados, em 6 etapas:
1 - Desenvolvimento do líder visionário;
2 - Workshop "A magia de liderar em alta performance", a partir dos conceitos apresentados na palestra;
3 - Inteligência emocional no trabalho, com objetivo de desenvolver a capacidade de lidar e resolver questões e problemas relativos ao ambiente de trabalho;
4 - Excelência em atendimento ao cliente, para capacitar colaboradores a adotarem novos hábitos e reformular atitudes para melhorar o ambiente de trabalho, além de conhecer e melhor atender os clientes.
5 - Excelência no atendimento telefônico;
6 - Magia no atendimento, para proporcionar aos participantes um maior entendimento do que é preciso fazer para melhorar o atendimento.
Os nucleados interessados em saber mais sobre a proposta para a formação do Grupo de Trabalho para o desenvolvimento de um planejamento estratégico podem procurar informações nas redes sociais do Núcleo de Turismo da Acipen.
História que faz a história de Penha
A segunda apresentação da noite foi com o pesquisador e professor Eduardo Bajara de Souza, superintendente da Fundação Municipal Cultural de Penha Picucho Santos. Uma verdadeira aula sobre a história da região de Penha, fundamental para ser levada ao conhecimento dos nossos visitantes por sua riqueza e importância para Santa Catarina e para o Brasil.
Bajara afirmou ser importante o trade conhecer o que cidade tem a oferecer, para melhor informar aos visitantes. "É importante formar as pessoas que têm contato com o turista." Para ele, é importante conhecer os fatos históricos que moldaram a identidade cultural de Penha. "O que aconteceu no passado tem reflexos até hoje", completou citando o exemplo do próprio Beto Carrero World, que abriu em 1991, hoje transformou a cidade e vai seguir fazendo parte da história de Penha.
Durante a apresentação, registros históricos, fotos antigas e um rico acervo mostraram a importância da região de Penha - muito antes conhecida como Itapocoroy - no contexto da história do litoral catarinense e do Brasil Imperial. Entre eles a pesca da baleia, a cultura pesqueira manufaturada em tarrafas, balaios e canoas de Guarapuvu, além de manifestações culturais e religiosas como a Festa do Divino e o Mastro de São Sebastião, de grande importância histórica.