Mercados & Negócios: este foi o tema da edição de 2022 da Encatho e Exprotel, que movimentou o segmento hoteleiro na cidade de Florianópolis, entre os dias 26 e 28 de julho. Realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH/SC), o evento levou ao Centro Sul profissionais da hotelaria, produtos e serviços relacionados de 205 cidades, 15 estados e 2 países.
A programação levou as tendências para o turismo e a hotelaria em tecnologias, sustentabilidade, qualificação, atendimento, marketing, gestão e negócios. Liderança, processos, eventos, turismo de experiência e até o metaverso estiveram entre os assuntos abordados pelos 40 especialistas que compartilharam os conhecimentos e vivências com os participantes.
A 33ª Encatho & Exprotel encerrou o ciclo de palestras com a “dama da hotelaria”, Chieko Aoki, CEO da Rede Blue Tree de Hotéis, que apresentou o Método de Hospitalidade Blue Tree e a inspiração para a formação da rede a partir de uma frase de Madre Teresa de Calcutá: “Nunca deixe que alguém que chegou até
você vá embora sem que ela se sinta melhor ou mais feliz”.
O presidente da ABIH/SC, Rui Schürmann, comemorou o sucesso da Encatho & Exprotel e considera estes tempos de retomada um bom momento para o segmento hoteleiro. “Um evento que consolida e marca a retomada real do
turismo em Santa Catarina. A expectativa é muito boa para o mercado e
isso refletiu também no comportamento do empresário nas compras e
negociações. O mercado está realmente aquecido para negócios, em busca
de atualização e qualificação profissional e, é claro, o contato pessoal
após dois anos de pandemia”, analisa.
A feira de negócios Exprotel foi o espaço para networking, conhecimentos e negócios com fornecedores de produtos e serviços voltados a hotelaria. Lançamentos e tecnologia estavam em exposição nos 50 estandes que reuniram cerca de 300 marcas.
“Não sabia que o evento era tão forte assim. Nossa
empresa não é ainda tão conhecida no mercado do sul. Já superamos nossa
expectativa no quesito visibilidade e, acredito que nos próximos dias
novos clientes na região também sejam concretizados. Certamente
estaremos em 2023”, destacou Alexandre Fernandes, da Flex do Brasil, expositor pela primeira vez.
Já Maurício Garcia ressaltou a importância da participação no evento, do qual a Harus é tradicional expositora. “Muitos contatos e relacionamentos. Temos uma
penetração muito boa aqui no Estado e no Sul do país. O público melhorou
em relação à última edição. Estamos atendendo muito mais clientes”, afirmou.
O evento ainda contou com reuniões especiais de entidades associativas ligadas ao turismo, como a Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV/SC), a Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo (Abrajet SC e RS) e o Destino Floripa, novo nome do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, que apresentou a nova marca durante a Encatho & Exprotel.