Réplicas de gigantes animais que habitaram o Sul do Brasil há cerca de 30 mil anos estão em exposição no Museu Oceanográfico Univali, em Balneário Piçarras. A exposição Gigantes do Passado pode ser visitada de terça a domingo e traz um diversificado acervo dos principais representantes da megafauna, conhecidos como animais da “Era do Gelo”.



Essa megafauna, que viveu até o final da última glaciação, tinha como características em comum um corpo adaptado a baixas temperaturas e grande estatura. As réplicas, produzidas pelo paleoartista uruguaio Gustavo Lecuona, retratam fielmente crânios de animais como Tigre-dentes-de-sabre (Smilodon populator), Tatus Gigantes (Glyptodon clavipes), Glossotério (Glossotherium robustum) e Toxodonte (Toxodon platensis). Destaque para um esqueleto completo de uma Preguiça-Gigante (Lestodon armatus), com cerca de três metros e meio de altura.



Além desses, a megafauna brasileira também tinha caminhando por estas terras animais como Mastodontes (Stegomastodon waringi), Cavalos sul-americanos (Equus neogeus), e a Macrauquênia (Macrauchenia patachonica).


O quê )) Exposição Gigantes do Passado: animais da “Era do Gelo”
Onde )) Museu Oceanográfico Univali - Av. Sambaqui, 318, Santo Antônio, Balneário Piçarras.
Quando )) De terça a domingo, das 14h às 18h.