Um programa muito legal encabeçado pela Polícia Militar é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, o PROERD. Através de parceria com escolas e familiares, o programa tem como objetivos ajudar os estudantes na tomada de decisões corretas, resistirem ao uso das drogas, além de também promover a cultura do respeito a vida, ao próximo e a não violência.
Em Navegantes, os estudantes dos quintos anos de escolas públicas e particulares participantes tiveram a cerimônia de formatura no Proerd. No total, 857 estudantes participaram da formatura, que envolveu 33 turmas de 12 escolas da cidade. É o 24º ano que este excelente programa acontece em Navegantes.
A solenidade aconteceu no dia 7 de dezembro, com a presença dos estudantes, familiares, professores, autoridades policiais e da cidade, como o prefeito de Navegantes Liba Fronza. Os alunos receberam o certificado de participação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o DARE. (Drug Abuse Resistance Education). Foi criado em 1983 pela Professora Rutty Hellen, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos e em 58 países. No Brasil o Proerd chegou em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Foi implantado em Santa Catarina em 1998 e desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.