A BNT Mercosul, um dos mais importantes eventos do turismo nacional, celebrou seu 30º aniversário com uma edição memorável nos dias 24 e 25 de maio, em Balneário Camboriú. Com um aumento de 12% no número de participantes em comparação ao ano anterior, o evento atraiu 6.363 profissionais do setor, consolidando-se como um marco no calendário turístico.


Edição Histórica e Crescimento de Participação


Tendo a organização desde o início por Geninho Goes, a edição de 2024 contou com a presença de profissionais de 251 cidades brasileiras e 50 cidades estrangeiras, abrangendo cinco países da América do Sul: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Com mais de 360 marcas expositoras e 150 representantes de operadoras, a BNT Mercosul reforçou seu papel como ponto de encontro essencial para o trade turístico.


"A BNT se tornou um ponto de confiança para o trade turístico, e é uma oportunidade única para os agentes de turismo se qualificarem e fazerem contato direto com representantes de destinos e marcas do setor", destacou Goes.


Andrezza Negrini, Presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, destacou o impacto positivo do evento na economia local, impulsionando o comércio e gerando empregos.




Nos estandes

Já na entrada o estado de Santa Catarina, através da Santur, impactou com seu grande estande que divulgou as diversas opções turísticas em cada região do estado.


Balneário Camboriú tambem teve um estande de impacto e contou ainda com uma área específica, nomeada como Boulevard, onde diversos hotéis e atrativos apresentaram seus produtos e serviços.

Cidaded e Regiões turísticas catarinenses também marcaram presença, entre elas a Costa Verde e Mar, que une 10 municípios do litoral norte e Vale do Itajaí. A região Vale dos Encantos também apresentou os atrativos dos municípios que integram o consórcio intermunicipal que une praia e montanhas.







Todas as regiões do Brasil estiveram representadas nesta edição da BNT Mercosul. Da Amazônia, passando por destinos do nordeste como Maranhão, Paraíba, Ceará e Bahia, além do centro-oeste com o Mato Grosso do Sul, do sudeste com destinos como Santos e do sul com os três estados: Paraná, Rio Grande do Sul e, claro, Santa Catarina.







Operadoras, receptivos, resorts, cruzeiros, parques e passeios de trem também apresentaram seus roteiros aos agentes presentes, que puderam captar e trocar contatos com praticidade através do aplicativo BNT Mercosul.






Além das atividades tradicionais, a parceria entre a BNT Mercosul e os atrativos turísticos de Balneário Camboriú proporcionou experiências e visitas técnicas para operadores e agentes.


Nós aproveitamos para conhecer três grandes atrativos: a FG Big Wheel, o Oceanic Aquarium e o Classic Car Show. Em breve vamos trazer aqui reportagens sobre esses lugares muito legais.


Capacitações e Networking


Durante os dois dias de evento, foram realizadas 24 capacitações destacando seis destinos: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Costa Verde & Mar, Maranhão e Blumenau. Ao todo, 2.895 agentes foram capacitados, ampliando seu conhecimento sobre os atrativos turísticos. 



A Rodada de Negócios, realizada na manhã de sábado, facilitou 1.470 contatos comerciais, promovendo parcerias e expandindo o networking entre operadores e fornecedores.


Solidariedade, autoridades e homenagens


A cerimônia de abertura na sexta-feira foi marcada por uma homenagem ao Estado do Rio Grande do Sul, com a presença do embaixador do estado em SC Osmar Nunes. O evento incluiu a entoação do hino rio-grandense por participantes de todo o Mercosul, em um ato de solidariedade às vítimas das enchentes no estado. 





Um enorme painel foi colocado junto ao espaço reservado ao estado para que os participantes deixassem registros de força e solidariedade com o Rio Grande do Sul, estado repleto de atrativos turísticos e sempre participativo nas edições da BNT Mercosul.





Geninho Goes também foi homenageado pela organização, agradecendo aos parceiros, amigos e familiares pelo apoio durante os 30 anos de BNT Mercosul.


O evento contou com a presença de autoridades do turismo nacional, incluindo Milton Zuanazzi, Secretário Nacional de Políticas de Turismo, além de diversas autoridades regionais, estaduais e nacionais. Eles reafirmaram a importância do evento para o fortalecimento do mercado turístico brasileiro.


A edição comemorativa da BNT Mercosul reafirmou seu papel fundamental na promoção do turismo, conectando profissionais e fortalecendo a indústria. O evento continua a solidificar o Brasil como um destino de destaque no cenário internacional, evidenciando sua relevância para o crescimento e desenvolvimento do setor turístico.