São João Del Rey - Minas Gerais
Foto: Pedro Vilela/MTur


O setor de turismo no Brasil continua a apresentar sinais robustos de recuperação. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (11/09), o volume de serviços turísticos em julho de 2024 ficou 6,8% acima do registrado em fevereiro de 2020, período anterior ao impacto da pandemia de Covid-19. O indicador também mostra que o setor está apenas 1% abaixo do seu pico histórico, alcançado em fevereiro de 2014.


Quando comparado com o mesmo período de 2023, o setor turístico cresceu 1,2%, marcando o segundo resultado positivo consecutivo. Em nível regional, dos 17 estados analisados, 10 registraram crescimento nos serviços relacionados ao turismo. Minas Gerais liderou com um aumento de 10,6%, seguido pelo Rio de Janeiro (4,5%), Santa Catarina (12,2%) e Paraná (7,6%).


No acumulado de janeiro a julho de 2024, o turismo registrou uma alta de 1,3% em relação ao mesmo período de 2023. Entre os destaques regionais, Minas Gerais novamente se sobressaiu com um crescimento de 9,3%, seguido pelo Rio de Janeiro (4,9%), Bahia (7,9%), Paraná (5,4%) e Santa Catarina (7,0%).



Esse avanço é impulsionado pela retomada das viagens e pelo aumento na demanda por serviços de hospedagem, alimentação, transporte de passageiros e atividades culturais, esportivas e de lazer. Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, esses números refletem a resiliência do setor: "Temos investido em infraestrutura, conectividade aérea e melhoria da experiência dos turistas. A expectativa é que essa tendência de crescimento se mantenha", afirma Sabino.



Esta foi a primeira divulgação do Indicador de Atividades Turísticas (IATUR) desde a ampliação do número de estados analisados, que passou de 12 para 17. Agora, o estudo inclui também os estados do Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Mato Grosso.



Geração de Empregos e Entrada de Turistas



O turismo brasileiro também tem impulsionado a geração de empregos. Entre janeiro e julho de 2024, foram criados mais de 115 mil postos de trabalho no setor, somando 214 mil vagas desde 2023.



Além disso, o número de turistas internacionais que visitaram o Brasil até julho ultrapassou os quatro milhões, um aumento de 10,4% em relação ao mesmo período de 2023. Esses visitantes deixaram R$ 20,9 bilhões no país, um crescimento de 15% em receita comparado ao primeiro semestre do ano anterior. Em 2023, o Brasil já havia alcançado um recorde de US$ 6,9 bilhões em receitas turísticas, superando o volume registrado em 2014, ano da Copa do Mundo.