Texto e Fotos: Rodrigo Knack / Revista Livre
****************************************
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Santa Catarina (ABIH-SC) realizou, na tarde de 10 de abril, mais uma edição do Café de Hotel. Empresários, colaboradores, parceiros e fornecedores estiveram reunidos no Hotel Marambaia, em Balneário Camboriú, para conhecer as novidades e ações da entidade, além de acompanhar palestras, conhecer produtos voltados ao setor e, claro, saborear um bem servido café da tarde oferecido pelo Hotel Marambaia.
Abrindo a tarde e recepcionando os convidados, a diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, destacou o trabalho da entidade no fortalecimento do setor e defesa dos interesses comuns perante os diversos desafios que a hotelaria e o turismo vêm passando nos últimos anos. "Estamos muito felizes em estar aqui, trazendo a ABIH-SC para ainda mais perto do hoteleiro. O associativismo é a ponte para crescermos juntos, de forma sustentável e estratégica", destacou.
Rui Schurmann, presidente do Conselho Deliberativo e antecessor de Margot na presidência da ABIH-SC, reforçou que a união dos associados e parceiros da entidade vêm promovendo conquistas importantes para o setor, mas que é preciso sempre contar com o engajamento e participação de todos.
Comercial com resultados: tecnologia aliada a investimento em pessoas
A palestra da Diretora Comercial da ABIH-SC, Danisa Virmond, trouxe um panorama sobre a importância do investimento em tecnologia e digitalização de processos no setor comercial dos meios de hospedagem. Apresentou como exemplo o caso do Grupo Vila do Farol, de Bombinhas, empresas das quais Danisa comanda o setor comercial, promovendo uma mudança significativa nos resultados de reservas diretas, através de ferramentas de tecnologia aliadas a capacitação dos colaboradores.
Para Danisa, mais do que contar somente com as ferramentas digitais, o investimento em treinamento e valorização das pessoas é o que garante os melhores resultados em um setor comercial hoteleiro. Afinal, não adianta ter os melhores sistemas de marketing, conversão e realidades atuais como a inteligência artificial se o colaborador não presta o atendimento de excelência que o cliente busca em uma experiência de hospedagem.
Esse equilíbrio entre tecnologia e capital humano é fundamental para o sucesso de um hotel e a redução na dependência das OTA´s, ferramentas de reserva que, muitas vezes, geram um alto custo para os hoteleiros. Danisa relatou experiências e informações de uma missão empresarial à China, com mais de 30 hoteleiros, recém chegada. Destacou o intenso uso de tecnologias de ponta e robotização em áreas consideradas "repetitivas", mas que existem muitas atividades nas quais a atuação humana é insubstituível.
Um detalhe que chamou a atenção foi o senso de responsabilidade e o comprometimento dos funcionários durante o exercício das funções, algo que, para Danisa, é uma lição importante a ser aprendida aqui no Brasil. O foco e o senso dos trabalhadores chineses fazem com que a produtividade seja muito maior dentro da mesma carga horária existente por aqui, observou.
A partir da experiência de sucesso do Grupo Vila do Farol e dos conhecimentos trazidos da missão à China nas feiras e visitas técnicas, Danisa reforçou aos presentes a importância em investir nas ferramentas certas de integração entre marketing, geração e retenção de leads, fechamento de reservas e pós-venda. Tudo isso é fundamental, desde que com uma equipe motivada, comprometida e devidamente qualificada.
Encatho e Exprotel 2025: vem aí o maior evento da hotelaria no sul do país
Fechando o Café de Hotel ABIH-SC, apresentações de parceiros e sorteio de diversos brindes marcaram uma tarde repleta de networking e conhecimento. O destaque ficou para o convite a edição 2025 do Encatho e Exprotel, um dos maiores eventos do sul do país voltado a hotelaria. Organizado pela ABIH-SC, o evento acontece de 29 a 31 de julho no Centrosul em Florianópolis com uma programação intensa de palestras, encontros e a feira de negócios com mais de 200 marcas confirmadas.
Juliana Bossi Castro, gerente executiva da ABIH-SC, destacou que o Encatho e Exprotel é um evento fundamental para capacitação, geração de negócios e conexão com as principais tendências e fornecedores do setor. A programação oficial deve ser divulgada em breve.
Josiane Castilhos, que conduziu a apresentação dos atrativos no Café de Hotel, também é uma das responsáveis pela organização do evento e reforçou o convite, juntamente com a diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, que agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do associativismo no fortalecimento do turismo.
Juliana Bossi Castro, gerente executiva da ABIH-SC, destacou que o Encatho e Exprotel é um evento fundamental para capacitação, geração de negócios e conexão com as principais tendências e fornecedores do setor. A programação oficial deve ser divulgada em breve.
Josiane Castilhos, que conduziu a apresentação dos atrativos no Café de Hotel, também é uma das responsáveis pela organização do evento e reforçou o convite, juntamente com a diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, que agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do associativismo no fortalecimento do turismo.